5 de janeiro de 2009

O Diário de Anne Frank

====================================================

Referência:

FRANK, Anne. O Diário de Anne Frank: edição integral. Tradução: Ivanir Alves Calado. Rio de Janeiro: Record, 1995.

Observações importantes:

>
Traduzido a partir da edição em língua inglesa chamada "The diary of a young girl".

> Anne manteve um diário de 1942 a 1944. Neste último ano ouviu numa transmissão de rádio que um membro do governo holandês (no exílio) esperava recolher testemunhos do povo holandês sob ocupação alemã. Ela decidiu reescerver e a organizar o diário, melhorando o texto, omitindo passagens que achava desinteressantes e acrescentando outras de memória. Trata-se aqui da publicação desta segunda versão. Isto é explicado no prefácio do livro (pgs. 5 e 6).


------------------------------------------------------------------

Comentário:

Ainda estou lendo, mas não tive como não publicar esse trecho... quanta ironia do destino! Em breve, coloco mais sobre a Alma Imoral. ;o)

------------------------------------------------------------------

Trecho selecionado:


"Escrever um diário é uma experiência realmente estranha para alguém como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes, mas também porque acho que ninguém se interessará, nem mesmo eu, pelos pensamentos de uma garota de treze anos. Bom, não importa. Tenho vontade de escrever, e tenho uma necessidade ainda maior de tirar todo tipo de coisa do meu peito.

'O papel tem mais paciência que as pessoas'. Pensei nesse ditado num daqueles dias em que me sentia meio deprimida e estava em casa, sentada com o queixo apoiado nas mãos, chateada e inquieta, pensando se ficaria ou sairia. Finalmente fiquei onde estava matutando. É, o papel tem mais paciência, e como não estou planejando deixar que ninguém mais leia esse caderno de capa dura que geralmente chamamos de diário, a não ser que algum dia encontre um verdadeiro amigo, isso provavelmente não vai fazer a menor diferença." (pgs. 15 e 16)

====================================================

9 comentários:

  1. Guria, sinto muito, mas essa vou ter q levar para o meu blog! Não se preocupe farei referências suas.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, é inspirador saber que mais pessoas se interessam por essa marcante história de vida que me encanta e me emociona ao ler as palavras sábias e verdadeiras escritas por Anne Frank. É como se pudesse sentir o real significado de viver, sabendo que Anne mesmo tão jovem, sentia-se presa a si mesmo, mas encontrou nas palavras a expressão daquilo que realmente sentia. Quem dera todas as pessoas pudessem ter acesso a essa obra tão significativa e real. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  3. oi, adorei aqui :) onde posso encontrar mais frases da Anne? Muito lindas! Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è mais facil voce comprar o livro vende na livraria Saraiva olhe no cite e proucure eu acheii vario livrs dela !.

      Excluir
  4. "Espero poder contar tudo a você, como nunca puder contar nada a ninguem" - Anne Frank

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho só 12 anos e em um trabalho de portugues tinha um trecho do Diário ou podemos dizer do "Livro".E gostei muito, quando eu vi que esse trecho ia um pouco mais longe da página que eu tinha de ler, fiquei viciada mais viciada mesmo vou até comprar o livro .!
    Fiquei emocionada com a hitória dela.
    Ass: Júlia

    ResponderExcluir
  6. "Aprendi uma coisa: você só conhece uma pessoa depois de uma briga. Só então é possível julgar o seu caráter!" O Diário de Anne Frank

    ResponderExcluir
  7. "Algumas vezes acho que Deus está querendo me testar, agora e no futuro. Vou ter de me tornar uma boa pessoa por conta própria, sem ninguém para servir de modelo, mas no final isso vai me tornar mais forte." O Diário de Anne Frank

    ResponderExcluir
  8. Nossa essa obra é perfeita ! Estou lendo ainda que pela internet , é simplesmente encantador esse livro

    ResponderExcluir