16 de dezembro de 2008

Laranja Mecânica (filme)

=================================================================================

Referência:

Laranja Mecânica (Clockwork Orange). Direção: Stanley Kubrick. Roteiro: Stanley Kubrick. Baseado no livro homônimo de Anthony Burgess. Estados Unidos, 1971.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentário:

Violento e coloridíssimo. Intrigante, inteligente. Mas pra mim, só dá pra ver uma vez... não sou muito afeita às questões de violência física ou psicológica gratuita, que é exatamente o tema do filme.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Trechos selecionados:

Padre (na prisão):
"A questão é se essa técnica [de Ludovico] faz o homem realmente ficar bom. A bondade vem de dentro. A bondade é escolhida. Quando um homem não pode escolher, deixa de ser homem".

Ludovico:
"Vejam bem, senhoras e senhores, o paciente é impelido para o bem paradoxalmente por ser impelido para o mal"

Padre (para Ludovico):
"Escolha. Ele não tem escolha, certo? O interesse próprio, o medo da dor física levaram-no a este grotesco ato de humilhação. (...) Ele deixa de ser um malfeitor, mas deixa também de ser uma criatura capaz de escolhas morais!"

Ludovico (para padre):
"Padre, isso são sutilezas! Não estamos preocupados com motivos, com éticas elevadas, mas apenas com a diminuição da criminalidade e com a solução para a superlotação de nossas prisões."

Frank (na casa de campo):
"Sua plataforma é o modo como vem lidando com a crime nos últimos meses: recrutando jovens violentos para a polícia e propondo técnicas destrutivas de condicionamento. Já vimos isso acontecer em outros países. É a ponta do iceberg. Quando nos dermos conta, o regime totalitário estará em pleno vigor."
(...)

"O povo renuncia a ela. Vendem a liberdade por um vida tranqüila."






=================================================================================

3 comentários: